Instituto Sapientiae

A Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida é uma entidade assistencial e educacional, sem fins lucrativos, criada em 1998. Desde a sua fundação, atua para o esclarecimento do público leigo a respeito de assuntos relacionados a infertilidade. Dentro deste contexto, realizamos diversos eventos tais como campanhas públicas em parques e palestras de esclarecimentos e acolhimento psicológico a casais inférteis.

A Associação Instituto Sapientiae também atua no aspecto assistencial, atendendo a centenas de casais inférteis e com baixa renda pelo Programa de Tratamento Gratuito para Infertilidade Conjugal. Neste programa, casais inférteis de baixa renda tem a oportunidade de receberem tratamento de reprodução assistida com profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta. Para saber mais sobre como este programa funciona, acesse o link aqui.

Com fins educacionais para profissionais da área da saúde, nós buscamos difundir conhecimentos relacionados a infertilidade e técnicas de reprodução assistida através de jornadas, cursos de curta duração e workshops. Entre estes estão as Jornadas de Psicologia em Reprodução Assistida, Jornada de Câncer e Infertilidade, Preceptoria em Reprodução Humana Assistida, Cursos de curta duração em reprodução humana para ginecologistas, laboratório de andrologia para profissionais de laboratório, entre outros. Além destes, a Associação Instituto Sapientiae em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e com apoio do Fertility Medical Group tem atuado ativamente na formação clínica e laboratorial de profissionais em reprodução humana assistida. Desde 2003 oferecemos o curso de Pós-graduação lato-sensu (Especialização) em Reprodução Humana Assistida para médicos e profissionais de laboratório. Estes cursos são reconhecidos pelo MEC e Conselho Estadual de Educação de São Paulo, conferindo título de especialista aos concluintes. Já formamos durante estes anos 183 médicos e 412 profissionais de laboratório. Para saber mais sobre os moldes dos cursos e pré-requisitos, acesse aqui para o módulo clínico e aqui para o módulo laboratório


A Associação Instituto Sapientiae também oferece estágio curricular a alunos de graduação, através de convênios com Universidades. Ademais, o Módulo de Reprodução Humana Assistida, oferecido pela Associação Instituto Sapientiae faz parte da formação médica proporcionada durante a Residência em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (Jundiaí – SP) e Hospital Guilherme Álvaro – Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Santos – SP) da Residência em Urologia dos Hospitais Professor Edmundo Vasconcelos (São Paulo – SP), Hospital Nossa Senhora de Lourdes (São Paulo – SP) e Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas (Canoas – RS), além dos alunos realizando especialização em Reprodução Humana Assistida pela Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (Programa PEC online). Estas parcerias têm como principal objetivo propiciar noções da prática clínica nos centros de Reprodução Humana Assistida.

Quanto ao setor científico, entre 2007 e 2018 foram apresentados 250 trabalhos em Congressos nacionais e internacionais e publicamos mais de 150 artigos completos em revistas científicas de alto impacto e visibilidade na área, que podem ser acessados através do link aqui . Além dos trabalhos científicos, a Associação Instituto Sapientiae desenvolve projetos de pesquisa visando agregar novas tecnologias às pesquisas realizadas no Instituto, através de parcerias com Universidades e Centros de Pesquisa. A equipe atuante no setor científico é composta, em sua grande maioria, por mestres, doutores e estudantes de pós-graduação stricto-sensu. Além disso, com objetivo de atualização e aprimoramento científico, Associação Instituto Sapientiae organiza discussões de temas atuais em reprodução assistida, com participação de profissionais altamente qualificados, abertas a todos os interessados.

Para que todas estas atividades sejam desenvolvidas, a estrutura física da instituição dispõe de dois anfiteatros climatizados e equipados com equipamentos de multimídia com capacidade para 50 pessoas. Possui quatro laboratórios experimentais, equipados com micromanipulador, microscópios, centrífuga, geladeira, lupas, banho-maria, material de consumo e descartáveis necessários para treinamento em técnicas laboratoriais em reprodução assistida. Além dos laboratórios experimentais da Associação Instituto Sapientiae, os alunos dos cursos tem acesso aos laboratórios do Fertility Medical Group, onde podem observar a rotina dos laboratórios de Andrologia e Fertilização in vitro (FIV).

Ainda, recentemente adquirimos de um sistema de videoconferência instalada no próprio instituto, o qual possibilita a realização de aulas e conferências à distância e a realização de mesas de discussão em tempo real, com sistema interativo em que os participantes podem fazer perguntas por escrito ou verbalizadas. Essa iniciativa traz ainda mais possibilidades de aprendizado técnico e científico com profissionais altamente qualificados nacional ou internacionalmente.