Instituto Sapientiae

Nossa História

Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida a partir da constante busca por conhecimento e intuito de ensinar e atualizar profissionais de Reprodução Assistida, a Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa foi fundado em 1998, como uma entidade assistencial e educacional, sem fins lucrativos.

Desde então, temos contribuído de maneira significativa não apenas para a formação de profissionais em medicina reprodutiva, por meio do curso de pós-graduação e intensa produção científica, como também para o esclarecimento do público leigo, principalmente dos casais acometidos pela infertilidade. Além disso, por meio de ações assistenciais, ajudamos centenas de casais a alcançarem o desejo de ter um filho, com tratamentos subsidiados.

Mantendo a longa tradição do Instituto Sapientiae de ensinar e propagar conhecimento, nos dedicamos a diversas ações de forma acessível, sempre baseadas em nossa missão, visão e valores.

 

 

MISSÃO: Desenvolver um trabalho assistencial, educacional e científico para formação de profissionais com potencial diferenciado na área de reprodução humana assistida.
VISÃO: Praticar ações multidisciplinares englobando periodicamente todas as ferramentas tecnológicas disponíveis nos processos, para exercer nossa missão.
VALORES: Educação, humanização, motivação, transformação, compromisso e responsabilidade.

ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

Oferecemos atendimento a centenas de casais inférteis com baixa renda familiar dentro do Programa de Tratamento Subsidiado para Infertilidade promovido pelo Fertility Medical Group. Neste programa, os inscritos têm a oportunidade de se candidatarem a receber um diagnóstico de infertilidade, se houver, e oportunamente um tratamento de reprodução assistida com profissionais qualificados e tecnologia de ponta disponíveis no Fertitlity Medical Group. Para saber mais sobre como este programa funciona, acesse o link.

ATIVIDADES EDUCACIONAIS

As atividades educacionais para profissionais da área da saúde são nosso orgulho, elaboramos e desenvolvemos com muito apreço e dedicação desde 1998. Nós buscamos difundir conhecimentos relacionados à infertilidade e técnicas de reprodução assistida através da especialização, congressos, jornadas, fóruns, reuniões científicas, cursos de curta duração, publicação de trabalhos científicos, livros e workshops.

PRECEPTORIA EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

Ministrada por médicos de renome internacional, a Preceptoria em Reprodução Assistida promove educação continuada sobre condutas no consultório e práticas clínicas em reprodução assistida.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA NO FERTILITY MEDICAL GROUP

Durante o módulo de Reprodução Humana Assistida da Residência em Ginecologia e Obstetrícia ou em Urologia, residentes de instituições parceiras acompanham casos clínicos como parte da formação médica, sob orientação de nossos médicos e preceptores.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Faculdade de Medicina de Jundiaí (Jundiaí-SP)
Hospital Ana Costa – Ana Costa Saúde (Santos-SP)
Hospital Guilherme Álvaro (Santos-SP)
Hospital Geral de Itapevi (Itapevi-SP)
Hospital Santo Amaro (Guarujá-SP)
Hospital Beneficência Portuguesa – BP (São Paulo-SP)
Hospital Edmundo Vasconcelos (São Paulo-SP)
Hospital Nossa Senhora Graças (Canoas-RS)
Hospital São Luiz Jabaquara (São Paulo-SP)

PEC ON-LINE DA REDLARA

Recebemos alunos inter-cambistas inscritos no Curso Clínico ou de Embriologia Clínica ofertados pela Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) para médicos, biólogos, biomédicos e outros profissionais na área de reprodução assistida, permitindo benchmarkings e networkings inestimáveis.

FÓRUM ON-LINE

Criado como um espaço para os alunos, ex. alunos do Instituto Sapientiae e todos interessados discutirem temas importantes de nossa área, de forma descontraída como um bate-papo entre amigos, sob a moderação de um profissional do grupo. Os fóruns promovem pontos e contrapontos de assuntos rotineiros sobre técnicas de reprodução assistida, com menos rigor científico, sendo uma excelente vitrine para que os nossos alunos demonstrem excelência em conhecimento específico. São 10 encontros anuais, que ocorrem uma vez por mês e o acesso é público.

JOURNAL CLUB FERTILITY

O Jornal Club Fertility é um espaço para que reuniões de alto rigor científico aconteçam. O programa faz parte de uma das disciplinas obrigatórias da pós-graduação em reprodução humana assistida. Os apresentadores são profissionais de peso acadêmico e científico na área para garantir excelência nas atualizações dos profissionais. São pelo menos 7 encontros anuais, que ocorrem uma vez por mês e o acesso é público.

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Ao longo do ano letivo, desenvolvemos cursos de curta duração em reprodução humana para clínicos, embriologistas e outros profissionais, como parte do processo de atualização e capacitação específica.

PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSITIDA

Por meio de uma parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e apoio do Fertility Medical Group, o Instituto Sapientiae atua ativamente na formação clínica e laboratorial de profissionais. Pioneiros, desde 2003 oferecemos o curso de Pós-graduação lato-sensu (Especialização) em Reprodução Humano Assistida, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e Conselho Estadual de Educação – CEE de São Paulo, conferindo título de especialista aos concluintes. Até 2020 contabilizamos 678 profissionais formados, destes: 475 embriologistas, 195 médicos e 8 enfermeiros, que atuam nas diversas clínicas e serviços de pelo país.

Nosso diferencial é pertencer ao grupo FERTILTITY, reconhecido internacionalmente, nos permitindo a oferta de estágio observatório curricular em sua rotina de excelência. Agregando vivências inestimáveis às atividades práticas desenvolvidas em nossos 4 laboratórios escola. Ademais, nosso corpo docente é 100% composto por doutores, mestres e especialistas ativos na área.

Para saber mais sobre os moldes dos cursos e pré-requisitos, acesse o link.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Fortemente empenhados no compromisso de fazer e desenvolver medicina baseada em evidências, temos uma equipe que se dedica às pesquisas científicas. Sempre presentes nos principais congressos nacionais e internacionais. Colecionamos mais de 150 artigos publicados em revistas científicas de alto impacto e visibilidade na área, para ter acesso aos nossos trabalhos científicos clique aqui.

INFRA-ESTRUTURA PRÓPRIA

Para que todas estas atividades sejam desenvolvidas, a estrutura física da instituição dispõe de dois anfiteatros climatizados e equipados com multimídia e ampla capacidade. Possuímos quatro laboratórios experimentais, equipados com micromanipulador para ICSI, microscópios individuais (um por aluno), centrífuga, geladeira, lupas individuais, material de consumo e descartáveis necessários para treinamento em técnicas laboratoriais em reprodução assistida. Nossos alunos têm acesso aos laboratórios do Fertility Medical Group, onde acompanham a rotina dos laboratórios de Andrologia e Fertilização in vitro (FIV).

Somos equipados com sistema de videoconferência, possibilitando o ensino à distância em tempo real com interação ativa dos participantes. Essa iniciativa agrega amplitude ao aprendizado técnico e científico com profissionais altamente qualificados nacional ou internacionalmente.

×