Ano 2013

Programa de Treinamento em Técnicas de Reprodução Assistida

O Instituto Sapientiae e o Centro de Medicina Reprodutiva da Cleveland Clinic (EUA) estabeleceram, pelo terceiro ano consecutivo, uma parceria inédita no Brasil para a realização do Programa de Treinamento em Técnicas de Reprodução Assistida da Cleveland Clinic, com condições de pagamento exclusivas a indicados do Instituto Sapientiae. As informações a respeito de tal Programa encontram-se na página do Instituto Sapientiae www.sapientiae.org.br

Início da 11ª Turma do Curso de Pós-Graduação – Lato Sensu em Reprodução Humana Assistida.

O curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida (Módulos Clínico e Laboratorial), oferecido pela Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fertility – Centro de Fertilização Assistida, iniciou as aulas da 11ª turma em 21 de fevereiro de 2013.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 21 de fevereiro de 2013 foi realizada a primeira Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dr. Edson Borges Jr., médico especialista em reprodução humana assistida, diretor clínico do Fertility – Centro de Fertilização Assistida. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. O tema abordado nesta reunião foi Infertilidade e Epidemiologia reprodutiva.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 21 de março de 2013 foi realizada a segunda Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dra. Rosane Santana Rodrigues, médica do corpo clínico do Fertility – Centro de Fertilização Assistida. Foi apresentado e discutido trabalho científico da área de diagnóstico e manejo da infertilidade conjugal, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. O tema abordado nesta reunião foi Fertilização in vitro e Técnicas de instrumentação.

Curso Básico de Infertilidade no Consultório

Nos dias 16 e 17 de março de 2013 foi realizado no Instituto Sapientiae o Curso Básico de Infertilidade no Consultório. O curso abordou temas como diagnóstico e tratamento da infertilidade, protocolos de estimulação ovariana, técnicas de Reprodução Assistida (TRA), tratamento da síndrome de ovários policísticos em TRA, tratamento da endometriose em TRA, uso de análogos em TRA, monitorização dos ciclos em TRA e discussão de casos clínicos.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 18 de abril de 2013 foi realizada a terceira Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pela Dra. Fernanda Valente, médica do Fertility, e Dra. Renata Cristina Ferreira, embriologista do Fertility – Centro de Fertilização Assistida. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. O tema abordado nesta reunião foi Indução da Ovulação.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 16 de maio de 2013 foi realizada a quarta Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dr. Marcelo Giacobbe, médico associado ao Fertility, e Dra. Simone Colturato, embriologista do Fertility – Centro de Fertilização Assistida e Coordenadora Geral do Instituto Sapientiae. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. Os temas abordados nesta reunião foram Transferência Embrionária e Falha de Implantação.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 13 de junho de 2013 foi realizada a quinta Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dr. Edson Borges Jr., médico especialista em reprodução humana assistida, diretor clínico do Fertility e Coordenador Geral do Instituto Sapientiae, e Dra Livia Vingris, embriologista do Fertility – Centro de Fertilização Assistida. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. Os temas abordados nesta reunião foram Andrologia e Fator masculino.

Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae

Em 18 de julho de 2013 foi realizada a sexta Reunião Científica da Associação Instituto Sapientiae, coordenada pelo Dra. Lerila Farah, geneticista associada ao Fertility – Centro de Fertilização Assistida. Foram apresentados e discutidos trabalhos científicos da área de reprodução humana assistida, com a participação das equipes do Fertility e Instituto Sapientiae, e demais profissionais interessados. O tema abordado nesta reunião foi Genética em Reprodução Humana Assistida.

29th Annual Meeting of the European Society of Human Reproduction and Embryology

Realizado de 07 a 10 de Julho de 2013, em Londres, Inglaterra, com apresentação dos seguintes trabalhos orais (2 apresentações) e pôsteres (4 trabalhos):

  1. Oocyte dysmorphisms negatively influence the morphology of the inner-cell mass, the trophectoderm and developmental competence of the blastocyst (oral);
  2. Sperm with large nuclear vacuoles negatively influence blastocyst formation, implantation, pregnancy and miscarriage rates in couples undergoing ICSI (oral);
  3. Cost-effectiveness comparison between pituitary downregulation with a GnRH agonist short regimen in alternate days and an antagonist protocol for assisted fertilization treatments (pôster);
  4. Is the quality of sperm samples declining? Findings from a 10 year gap longitudinal analysis of 2300 sperm samples from Brazil (pôster);
  5. Supplementation with hCG microdoses brings costs and effectiveness together resulting in higher oocyte quality and blastocyst formation in young women undergoing controlled ovarian stimulation (pôster);
  6. The transfer of an extra low quality embryo significantly increases the risk of multiple pregnancies (pôster).

Prêmio para Inovação em Fertilidade

O Fertility – Centro de Fertilização Assistida e o Instituto Sapientiae foram contemplados com o Grant for Fertility Innovation (GFI) ou Prêmio para Inovação em Fertilidade com o projeto “Análise não-invasiva para predição do potencial de implantação embrionário e do controle de qualidade do meio de cultivo por perfis químicos por espectrometria de massas”.

O evento é uma iniciativa da Merck-Serono e apóia o avanço da ciência e das tecnologias inovadoras em fertilidade. A cerimônia de premiação aconteceu durante o 28º Encontro Anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Apresentação dos Trabalhos de Qualificação da Pós-Graduação em Reprodução Humana Assistida da Associação Instituto Sapientiae

Entre os dias 15 e 17 de agosto de 2013 foram apresentados os trabalhos de Qualificação dos alunos dos Módulos Clínico e Laboratorial da Associação Instituto Sapientiae sobre diversos temas relacionados à Reprodução Assistida.

XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Dr. Edson Borges Jr., diretor clínico do Fertility – São Paulo-SP e a Dra. Suely Resende, diretora clínica do Fertility – Campo Grande-MS organizaram o XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, realizado de 21 a 24 de Agosto de 2013, em Bonito-MS.

×