Perguntas e Respostas

Como Participar do Programa:

1. Quem pode participar do Programa?

Casais heterossexuais, homoafetivos ou solteiros, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Não, não existe limite de idade para a inscrição.

Sim, pode se inscrever caso a renda de sua família ultrapasse um pouco o valor de até três salários-mínimos ao mês.

No caso de desempregado, pode ser enviada uma cópia do último extrato do banco.

Verifique se as datas e números de documentos estão sendo corretamente informados, pois dados incorretos são os motivos mais comuns de complicações durante o preenchimento da ficha.

Somente os casais selecionados têm que encaminhar os comprovantes por e-mail e quando solicitado.

No caso de não possuir e-mail e/ou telefone, poderão preencher esses campos com dados de alguém confiável, sendo de responsabilidade dos inscritos todos os dados fornecidos.

Não. Todos os campos da ficha de inscrição são obrigatórios e não podem ser concluídos sem todas as informações devidamente preenchidas.

Ainda não. Após o preenchimento da ficha, o inscrito estará participando do processo de seleção. Aqueles que forem selecionados só farão o tratamento após análise dos exames solicitados pelos médicos.

A renda mensal de até três salários-mínimos considerada para a seleção dos casais é o valor bruto, ou seja, o que está no seu registro de trabalho.

No caso de dona de casa, pode ser enviada uma cópia do último extrato do banco.

Se a renda da sua família está acima de três salários-mínimos ao mês, é mais difícil de ser selecionado, pois a prioridade é para famílias dentro do estabelecido. Mas, havendo vagas, chamamos casais com renda superior.

Para participar do programa de tratamento gratuito, basta se inscrever através do site www.sapientiae.org.br e acompanhar o e-mail informado na ficha de inscrição, pois é onde será feito o primeiro contato com os inscritos pré-selecionados. Caso sejam selecionados, serão notificados. Somente aqueles que receberem a confirmação de pré-seleção devem entrar em contato com o instituto para que seja agendada a primeira entrevista e encaminhar por e-mail os comprovantes de renda.

O comprovante de renda do casal pode ser uma cópia simples (não autenticada) do holerite ou cópia simples da carteira de trabalho (folha com a foto e folha do registro atual).

No caso de autônomo, pode ser enviado documento do contador de sua empresa ou cópia do último extrato do banco.

A inscrição é feita a partir do preenchimento de uma ficha diretamente no site, de outubro a janeiro anualmente.

Neste caso específico, aceitamos como comprovante de renda uma cópia do último extrato do banco.

A seleção acontece todos os anos, de março a novembro. Se for selecionado, será informado via e-mail.

Não, o Programa de Tratamento Gratuito seleciona os inscritos que estejam dentro de critérios médicos confidenciais determinados pela equipe médica.

Não, o Programa de Tratamento Gratuito seleciona os inscritos que estejam dentro de critérios médicos confidenciais determinados pela equipe médica.

Sim, uma vez que a seleção não é por ordem de inscrição e sim pelos requisitos médicos confidenciais, determinados pela equipe médica até mesmo o casal que se inscrever no último dia pode ser selecionado.

Os critérios de seleção médicas são confidenciais e determinados exclusivamente pela equipe médica.

Sim, atendemos casais homoafetivos masculinos e femininos. Sendo selecionados, a equipe médica irá tirar todas as suas dúvidas.

Sim, atendemos casais homoafetivos masculinos e femininos. Sendo selecionados, a equipe médica irá tirar todas as suas dúvidas.

Não, o Programa de Tratamento é uma parceria do Instituto Sapientiae e da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

As entrevistas e o tratamento são realizados no Instituto Sapientiae, em parceria com a Fertility – Medical Group, na cidade de São Paulo – SP. Não temos atendimento em nenhum outro local do país. Os custos da viagem e/ou estadia são por conta do casal.

Serão realizadas de duas à três consultas antes do tratamento, para solicitar exames e ver seus resultados. Os custos da viagem e/ou estadia são por conta do casal.

Sim, nós fazemos todos os tipos de tratamento.

Normalmente o tratamento dura cerca de 20 a 30 dias (incluído o tempo de medicação e os ultrassons que deverão ser realizados). Neste período é preciso que o casal fique em São Paulo. Os custos da viagem e/ou estadia são por conta do casal.

Sim. O tratamento médico é completamente subsidiado, incluindo os remédios.

Não. Os exames solicitados pelo médico deverão ser pagos pelo paciente. Estes exames podem ser cobertos pelo seu plano de saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênio e/ou particular.

Podem eventualmente haver custo extras para a paciente. Cada caso é avaliado de forma única e as necessidades são diferentes para cada um. Exemplo de custos extras: se precisarem utilizar sêmen de doador, congelar embriões etc. As necessidades são explicadas pela equipe médica que forem atendê-los.

Ao retornar para trazer os exames, poderão ser selecionados, ou não, para a realização do tratamento. Deverá ficar claro que, o fato do casal ter passado por nossa equipe por mais de uma vez e ter realizado exames complementares, não garante o tratamento.

Não, nós não fazemos acompanhamento da gestação. Neste caso, os custos do acompanhamento ficarão de responsabilidade do paciente.

Não, nós não fazemos acompanhamento da gestação. Neste caso, os custos do acompanhamento ficarão de responsabilidade do paciente.

A seleção dos casais acontece entre os meses de MARÇO A NOVEMBRO, portanto vocês poderão ser convocados para a primeira entrevista no decorrer do ano que se inscreveu.

A resposta será encaminhada por e-mail, portanto é de suma importância que esteja sempre acompanhando.

Somente para o ano em que foi efetuada.

Sim, se não forem selecionados, vocês poderão inscrever-se para o Programa do ano seguinte. Para isso, é só entrar no nosso site, a partir do mês de Outubro, e preencher novamente a ficha de inscrição.

Associação Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida – Alameda Lorena, 427 – conjuntos 25/26 – Cidade Jardim, São Paulo – SP